Uma perguntinha de algibeira :
Imaginem um site de um prestigiado banco da nossa praça. Como é possível esse site ter, no meio dos milhões de acessos mensais, 140.000 acessos mensais com ZERO page views?
Vou repetir, para perceberem bem : 140.000 acessos mensais, com zero page views. Como é possível ?A resposta é fantástica... e divulgo-a quando tiver 10 comentários neste post.
ADENDA: A resposta:Pois, é exactamente como alguém explicou nos comentários, só que neste caso é totalmente desnecessário pois não há dinamismo nenhum, ou seja:
Há um site (
http://www.indeks.pt/) que tem uma série de links. Nesses links, utiliza umas imagens (aquilo até fica feio, mas isto é a minha opinião).
E agora a
parte interessante: essas imagens, não estão guardadas no servidor do Indeks, em vez disso estão a ser carregadas dos sites respectivos. O referido Indeks tem umas 500 imagens, e cada vez que alguém lá vai, aquilo carrega 500 JPGs dos sites referenciados.
Vejam bem o impacto DISTORCIDO que isso tem nas estatísticas dos sites referenciados.
Cada vez que alguém vai a Indeks.pt, mesmo sem clickar em nada, pimba, mais 500 acessos, um a cada site....
Neste mês, foram lá cerca de 140.000 pessoas... ora 140.000 x 500 (imagens) = 70 MILHÕES.
Estimemos 10 Kb por imagem, multiplicando pelo número acima, temos 700 GIGAS.
Moral da história : não só o indeks causa fortes distorções no número de acessos mensais aos sites referenciados, como também gera um tráfego inútil de 700 GIGAS / Mês, à conta desta programação habilidosa.
"Há coisas fantásticas, não há?"