quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O desafio da disponibilidade, tornado simples...

Imaginem que queriam ter um ficheiro (por exemplo, um documento Word, ou Excel), acessível (e editável) a partir de qualquer ponto onde estejam... Como fazer isto?

1. Primeira hipótese, comprar um PDA, e aí, levar o ficheiro para todo o lado. É uma solução prática e conveniente... mas implica gastar uns trocos no PDA. E o ficheiro não fica publicamente disponível, caso seja necessário partilhá-lo.

Esta não dá.

2. Alternativamente, arranjar um espaço num servidor de ficheiros... há para aí imensos sites desses. Mas, isso implica criar uma conta, utilizador, password... e a divulgação desses dados de acesso, não é simples caso se queira partilhar o ficheiro. Ou caso se esteja noutro computador, por exemplo.

Esta tb não dá.

3. GOOGLE DOCS. É perfeito. Um passo de gigante para uma espécie de Microsoft Office, à borla, on-line, e com os ficheiros disponíveis na web, 24x7, com backups assegurados pela Google, enfim TUDO! À borla, não, de graça!

http://docs.google.com

Posto isto, eu criei o meu ficheiro de estatísticas do ski no Google Docs. Assim, tanto posso editá-lo em minha casa, no emprego, na Quinta Grande, onde me apetecer.
O link está ali do lado direito onde diz "A VISITAR".

1 comentário:

Jorge Paulo disse...

Carissimo,

Deixa-me dar uma achega relativamente ao ponto 2. A Microsoft disponibiliza o serviço SkyDrive (skydrive.live.com), o qual com a tua conta de Windows Live (a que utilizas no messenger), passas a ter disponível uma área de 1GB, a qual podes gerir (partilhar) como bem entenderes.

Quanto ao 3, uma das vantagens do Google Docs, é o facto de te disponibilizar uma ferramenta de edição no browser. Já no caso de acederes desde um PDA, tens que ter o office Mobile, pois não permite edição directa no browser.