terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A injecção de humildade


Já lá vão uns anitos em que eu sou fã da corrida. Nunca entrei em prova nenhuma, não gosto do "crowd". Gosto de correr sozinho, no máximo a 2. Correr é, para mim, acima de tudo uma competição contra mim próprio.

Já passei por várias fases da corrida.

No início, rapidamente querer estar em forma. Comprei um relógio Polar, um S625X para medir os progressos... e que progressos, meu deus. Qualquer corredor rookie tem progressos abissais. É o corpo humano rapidamente a transformar-se, o metabolismo a acelerar durante o dia, a fome das endorfinas, correr torna-se um vício, uma dependência. Se não corremos, parece que não nos sentimos bem, leves e agéis.

Cheguei a fazer 70 kms por semana, no primeiro ano. Lembro-me de fazer 5 kms em 21". E o recorde dos 10kms rondou os 45". A maior distância que corri foi cerca de 20kms. É o chamado "NATURAL HIGH", a célebre trip de endorfinas.

Depois vem outra fase. Uma em que, por diversas razões, abrandamos o ritmo. Seja por lesões, por trabalho ou pelo Inverno, dias curtos e frios. Sem avisar, o nosso corpo vinga-se categoricamente. Diz-nos assim :"pensavas que era só saborear o sucesso, meu malandro? pois agora experimenta lá este trambolhão pelos degraus abaixo, para veres se gostas duma injecção de humildade". E mergulhei em semanas seguidas em que correr 5 kms em 24" já parecia impossível, um esforço sobre-humano. Mas foi preciso manter a preserverança.

Agora, estou num planalto, uma fase "madura" da corrida. Já não quero cá loucuras de 45" aos 10 kms, sinto que isso é "estragar" o corpinho. Corro apenas em sítios bonitos, já nao corro longas distâncias na passadeira (max. 3kms). E sinto-me bem. Por saber que já estive mais "feroz", tenho a sensação de estar a correr "à vontade". Mas quando olho para o Polar vejo que estou a 12km/h, afinal o meu ritmo de treino de sempre. Penso "porreiro, já faço isto com uma perna às costas". Mas não devoro kms.

Hoje corri 8. Antigamente, pensava que 8 era para meninos... tinha de fazer pelo menos 10. Pois devo dizer, que estes 8kms ao pôr do sol me souberam pela vida!

4 comentários:

Anónimo disse...

Nem aqui do futuro, toda uma vida volvida, entendo do que raio se está para aqui a falar! Ah, sei o que é um relógio Polar!!!

Anónimo disse...

Eis uma actividade que nos enche e preenche no passado e no futuro...

Anónimo disse...

Tb depois de uma gripe que queria vossa exa?!...

és um cromo (com sotaque do norte, carago!!) :P

Beijinhos

Toze disse...

Que engraçado... Parece mesmo a minha história e a também de muitos atletas amadores com certeza! ;)
Concordo com todos os pontos com a excepção de que ainda não me encontro no "planato"! Tanto que vou continuar a lutar pelos 40m aos 10Km e 1h30 aos 21Km. Será é já este ano? Duvido! Mas acho que não vou desistir de subir até ao meu planalto. (neste momento, nos 10Km faço 44m e 1h36 aos 21Km)

Mas o mais importante de tudo é realmente o desporto que faz bem à saúde. Se continuar a gostar de correr pela minha vida fora, então espero que o consiga fazer aos 50, 60 e 70 como vejo muitos atletas mais velhos a fazê-lo actualmente. Ah! e nessa altura... espero já ter alcançado o meu planalto! :)

Um Abraço e boas corridas,
Toze